quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Erva da boa! Já dzia minha avó.

Folheando uma revista antiga, me deparo com uma matéria sobre o mercado Ver-o-peso de Belém do Pará, que é o grande templo no assunto ERVAS! Lembrei de quando estive lá! Uma alucinação verde... tem erva para tudo, tudo mesmo. Pensa aí em algum problema. Pensou? Procure saber que tem erva que dá jeito! E pensando nisso resolvi colocar aqui algumas dicas e curiosidades!

Pau-Rosa

Você sabia que Marilyn Monroe não vivia sem o aroma amazônico?

Marilyn Monroe dizia que dormia vestida apenas com duas gotas de Chanel nº 5. O que pouca gente sabe é que o principal ingrediente da fragrância "com cheiro de mulher", como dizia a francesa, é o óleo essencial extraído da madeira do pau-rosa amazônico.
PS: No mercado Ver-o-Peso é fácil  encontrar uma versão do perfume feito com cascas do tronco da árvore. E não sai por mais que R$ 10,00.


Alecrim

Há quem diga que ela viva 33 anos, como viveu Cristo. O alecrim é uma planta aromática e já serviu para dar sabor especial a vinhos e é uma das preferidas para produzir fumaça em defumações rituais. Há quem diga que para arrumar namorado ou até um futuro marido, a dama tem que colocar um ramo dentro do sutiã ou entre as madeixas, provavelmente davido ao seu aroma agradável.







Arruda

Uma pintura de Debret, do século 19, mostra escravas africanas comercializando arruda nas ruas. Por influência da cultura africana, um galho de arruda era muito usado como amuleto para trazer sorte e proteção. As escravas usavam galho de arruda escondido nas pregas da roupa. Já as mulheres brancas o usavam ocultos nos seios. Acreditavam que poderia funcionar como anticoncepcional e abortivo, já que a infusão da erva era usada para este fim.



Camomila

Além de produzir um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.
Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.

Você sabia que Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Erva-Cidreira

Medicinal
É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.
Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura.
O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris. Para baixar a febre: Faça uma infusão com 1 xíc.de chá de água e 1 xíc. de chá de folha ou rizoma fresco, ou metade se forem secos. Coe e tome quente.
Para reumatismo e dores musculares: Esmague num pilão um pouco de rizoma com 1 col (sopa) de óleo de côco. Coe e empregue em massagens, nos locais doloridos.
Contra ansiedade: Faça uma infusão com 5 gs de folha ou rizoma para cada xícara de chá de água. Coe em seguida. Tome de duas a três xícaras por dia.

Cosmética
Uso caseiro: Pode ser usado em banhos aromáticos (preparar sempre o chá forte e nunca colocar a erva direto no banho), e como sachê para perfumar tecidos e afastar traças e outros insetos.
Uso culinário: Batido com água, o capim limão faz um refresco para tirar desânimo dos dias de calor. Usado como aromatizante de bebidas alcoolicas.
Uso mágico:
Aromaterapia: : Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...